Prestadoras de seguro não criam planos de acordo com o seu tempo específico de viagem, seja ele de meses ou semanas, existem apenas três opções específicas de cobertura de acordo com o tempo, geradas de forma padrão para diferentes perfis de viajantes. O pagamento que é efetuado para comprar uma apólice consequentemente irá variar com tempo em que a pessoa irá ficar segurada, e isso inclui tanto planos nacionais como internacionais.
O plano básico de seguro, ou plano de viagem única é geralmente do tipo nacional e tem uma cobertura de três meses. Esse tipo de apólice irá oferecer premiação para os mais comuns tipos de inconvenientes de saúde que possam vir a acontecer. Algumas prestadoras irão incluir - com os devidos diferenciais de valores - opções de ressarcimento em extravio de bagagens ou atrasos. O plano multi viagem de seguro é geralmente concedido para empresas e possui um caráter aberto. Ele oferece a inclusão de vários beneficiários por um tempo de cobertura geralmente anual, mas impõe limites de pessoas beneficiadas e tipos de atividades de motivação à viagem.
O grande diferencial desse plano é que os beneficiários podem ser incluídos ao longo do seu tempo de contratação. Entretanto, para que os beneficiários possam usufruir das vantagens, precisam estar confirmados legalmente no plano com 48 dias de antecedência a viagem. Por fim, o plano anual ou de longa viagem é por base o plano de seguro de viagem para roteiros internacionais. Mesmo que turistas tenham a possibilidade de apenas ficar por no máximo 3 meses em outro país sem necessidade de visto, as seguradoras oferecem seus planos apenas por cobertura anual para englobar de forma mais harmônica todas as possibilidades de viajantes e consequentemente estadias com visto por mais tempo.
Seguros viagem não podem ser particularizados por tempo de viagem para cada viajante pois os tipos de benefícios concedidos só podem ser estipulados pela empresa com órgaos e autoridades de forma plena, com contratos de longa duração. Dessa forma, a redução do tempo de cobertura não iria acarretar a diminuição de custos da compra da apólice.