A prioridade dos seguros viagem é sempre a cobertura de despesas com saúde e de atendimentos emergenciais, mas uma das grandes dores de cabeça de quem viaja são os infortúnios de curso durante a viagem, como cancelamento de voos, atrasos, ou efetuar cancelamento ou alteração de passagens. Esse útlimo caso geralmente é o grande pesadelo da maior parte dos brasileiros. Por contrato, as empresas aéreas não são responsáveis por ressarcir o comprador caso ele precise cancelar a compra ou mudar de data. Na verdade, a maior parte das empresas considera a alteração de data como um cancelamento e as taxas de multa são praticamente iguais, quando essa possibilidade é oferecida.
Seguradoras brasileiras já se especializaram em oferecer planos que cubram esse tipo de revés, principalmente pelas constantes crises na aviação brasileira. Você pode procurar a contratação de uma apólice que seja específica para isso ou que inclua como adicional essa vantagem. Geralmente essas apólices também irão oferecer uma série de comodidades no caso de inconvenientes com a empresa aérea, tal como atrasos e a necessidade de espera em aeroportos. Um bom seguro contra revezes de curso oferece estadia em hotéis com as despesas pagas, incluindo transporte até o local.
Você pode também procurar opções de indenização por danos pessoais devido aos atrasos com planos que são oferecidos em conjunto com a própria empresa que realiza a viagem. Outro inconveniente que pode ser coberto por planos específicos é o de interrupção de viagem devido a enfermidade. Você terá ressarcimento de valores relacionados a perdas em dinheiro e despesas com estadia.