Nem sempre tudo acontece como o previsto no planejamento de uma viagem no que tange a disponibilidade do local de destino para ser visitado, e pensando nisso muitas seguradoras criaram pacotes que contemplam uma grande gama de adversidades que possam vir a forçar o cancelamento de uma viagem por impossibilitação de usufruir do que foi planejado.
Por base, a maior parte das seguradoras está preparada para ressarcir pessoas que tenham a viagem terminada devido a fenômenos geopolíticos tais como:
- evacuação de áreas específicas por perímetro de contaminação epidêmica;
- isolamento de região devido a atentados terroristas;
- tempo extremo ou cataclismas naturais;
- greves;
- sitiamento militar;
Outros fatores mais inusitados ou especiais podem também fazer parte da cobertura dos seguros, como doenças, mortes na família que exijam cancelamento, retorno de menor, trabalho de parto, assistir trabalho de parto, e mesmo falência econômica ou perda de emprego. Alguns planos muito especiais possibilitam que você possa mudar de ideia com mais liberdade, entretanto as premiações podem ser mais limitadas. Caso pretenda cancelar a viagem por algum motivo de força maior pessoal que não envolva emergências, planos de seguro viagem sofiticados estabelecem diretrizes que irão lhe ressarcir por um valor pré-estipulado do total disponível da premiação, mas nunca o total.
Esse tipo de plano entretanto tem alto custo de aquisição pelo tipo de inconveniente que nem todas as prestadoras podem arcar. Tenha em mente na hora de comprar o seu seguro viagem que desistência de viagens por motivo pessoal qualquer que não de caráter emergencial não pode geralmente ser ressarcido e você terá de arcar com as despesas e cancelamentos por conta própria. Consulte bem as diretrizes dos pacotes das seguradoras para saber quais situações o cancelamento da viagem implica em ressarcimento e indenização.