Porque precisamos ter assistência internacional? Cada viajante ou um grupo de viajantes terão suas próprias peculiaridades em termos do que dá prioridade, mas todos devem compartilhar um conjunto de serviços essenciais que não podem faltar durante uma viagem fora do país.
1. Cobertura médica. Este é talvez o mais óbvio ponto em que todos concordam e que devem considerá-lo como uma prioridade. Não é exclusivamente para cuidados de saúde: é ter um serviço de suporte de telefone em nosso idioma que nos dizem quais os melhores centros de assistência do lugar, que fornecem-nos com logística de transporte necessárias, cobrindo o custo de medicamentos, que se movem nas longas distâncias ou até para oferecer-nos repatriamento de saúde, em casos extremos, para nós. No entanto, a cobertura médica deve também servir para coisas de menores importâncias, mas de grande utilidade: consultas médicas sem risco de vida (tais como incomodações no músculo, desconforto ou dores) são muito mais prováveis.
2. Transferência de fundos. Quando não temos quem recorrer depois de ficar sem dinheiro por causa de um roubo, uma cobertura de acidente de qualidade irá enviar o dinheiro que nos faz falta em caso de emergência, precisando apensas se comunicar com um número de telefone gratuito.
3 Atraso ou perda da bagagem. A assistência internacional que nós queremos é aquela que cobre as perdas da nossa bagagem para nós e nos assegura uma transferência de dinheiro para este atraso.